A temperatura elevada de setembro no Cerrado goiano traz uma oportunidade excelente para explorar as diversas opções de turismo que o estado oferece. Com uma combinação encantadora de belezas naturais, o ecoturismo em Goiás é fortalecido por suas impressionantes quedas d’água, que servem como o local perfeito para se refrescar. Pensando nisso, a Goiás Turismo elaborou uma lista com sete cachoeiras imperdíveis para esta temporada de calor.
Cachoeiras Imperdíveis para Visitar em Goiás
- Cachoeira Santa Helena, Caiapônia – Um Refúgio de Águas Mornas
Crédito: Luciano Guimarães
Localizada na Chapada das Emas, a Cachoeira Santa Helena é famosa por suas águas mornas e poços de profundidade rasa, que oferecem uma hidromassagem natural ideal para relaxar. Caiapônia, que recebeu o título de “Capital das Cachoeiras” pela Assembleia Legislativa de Goiás em 2023, abriga esta beleza e outras como o Poço Azul e a Piscina Lua de Mel. Mais de 40 quedas d’água fazem da região um destino dos sonhos para os amantes da natureza.
- Cachoeira Santa Bárbara, Cavalcante – O Paraíso da Selfie

Crédito: Luciano Guimarães
Na Chapada dos Veadeiros, a Cachoeira Santa Bárbara é uma das mais fotografadas do Brasil devido à sua impressionante água azul turquesa. Um percurso de 27 km de estradas de terra leva os visitantes até a comunidade quilombola Kalunga Engenho II, onde a caminhada de 1,7 km até a cachoeira é fácil e repleta de beleza. É recomendável visitar entre 11h e 14h para capturar a melhor luz para fotos, além de exigir a compra antecipada de ingressos e acompanhamento de guias locais.
- Salto Paraguassu, Baliza – Beleza e Aventura ao Seu Alcance

Crédito: Luciano Guimarães
Em Baliza, o Salto Paraguassu se destaca por ser facilmente acessível, com carros chegando a apenas 100 metros da queda d’água de 96 metros de altura. O local é ideal para relaxar e até mesmo praticar atividades de aventura como rapel. Os visitantes frequentemente são agraciados com belos arco-íris criados pela interação da luz do sol com a água da cachoeira.
- Cachoeira do Funil, Mambaí – A Queda D’Água na Caverna

Crédito: Luciano Guimarães
Na região do Terra Ronca, a Cachoeira do Funil apresenta uma experiência única, onde a queda d’água pode ser vista de dentro de uma caverna. A trilha de 980 metros leva os visitantes através de uma vegetação rica, com a possibilidade de desfrutar de esportes radicais como pêndulo e rapel. A entrada é permitida apenas com guias cadastrados, o que assegura a conservação e segurança do local.
- Cachoeira do Label, São João D’Aliança – A Maior de Goiás

Crédito: Luciano Guimarães
A Cachoeira do Label, localizada em São João D’Aliança, é a maior de Goiás, com 187 metros de altura, e uma das dez maiores do Brasil. O local possui várias piscinas naturais e um paredão de tirar o fôlego. Parte de uma reserva criada em 2016, a fazenda onde se encontra a cachoeira foi desenvolvida para receber turistas com trilhas, sinalização e um espaço para camping.
- Salto do Itiquira, Formosa – A Maior Queda Acessível do País

Crédito: Luciano Guimarães
Considerada a queda d’água mais acessível do Brasil, o Salto do Itiquira em Formosa, disponibiliza um ambiente ideal para todos, incluindo crianças e pessoas com mobilidade reduzida. O melhor horário para a visita é durante a manhã em dias ensolarados, quando os arco-íris se formam em seu entorno. Acesso facilitado através de boas estradas pavimentadas garante que todos possam desfrutar desta beleza natural.
- Saltos do Rio Preto, Alto Paraíso – O Clássico do Parque Nacional

Crédito: Ministério do Turismo
Os Saltos do Rio Preto no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros representam um dos principais atrativos naturais da região, classificada como patrimônio da humanidade. Com um percurso de 11 km na Trilha dos Saltos, os visitantes podem apreciar mirantes e diversas cachoeiras, incluindo quedas de 120 e 80 metros. A dificuldade é considerada moderada a alta, perfeita para aqueles que buscam um maior desafio em meio à natureza.