Na COP30, que ocorre em Belém, o Sistema Comércio — composto pela CNC, Fecomércio, Sesc, Senac e sindicatos empresariais — apresenta uma programação diversificada e gratuita, focando em cultura, inovação e sustentabilidade. O evento busca proporcionar experiências enriquecedoras tanto para os participantes quanto para a comunidade local.
Entre as atrações, o Senac disponibiliza serviços de estética para aqueles que desejam desfrutar dos shows, além de oferecer bebidas típicas na área de bar-café.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas online, priorizando os trabalhadores do comércio. O centro cultural do evento, chamado de Jambu Arena, contará com performances de artistas renomados, como Fafá de Belém, Donald Net, Lia Sophia e Félix Robatto. Também estão programados sets de DJs, além de atividades recreativas, oficinas e experiências imersivas.
Vinícius Avales, gerente do Sesc Ver-o-Peso, destaca que:
“A participação é 100% gratuita, mediante a retirada de ingresso na tiqueteria, com link disponível na bio do nosso Instagram. A programação cultural da arena é composta por shows, oficinas e ativações.”
Além da música, o evento apresentará espaços temáticos, como o Beleza Ancestral, que incluirá automaquiagem e pintura corporal indígena, áreas voltadas para lazer e bem-estar, além de degustações de coquetéis amazônicos. Haverá também uma Feira de Economia Criativa, sessões de cinema em realidade virtual e oficinas educativas abertas a todos os públicos.
Na vertente empresarial, o Sistema Comércio promoverá o Hub de Negócios Sustentáveis, que ocorrerá nos dias 5, 12 e 19 de novembro, no Sesc Ver-o-Peso, focado em conectar empresários em busca de práticas sustentáveis.
