A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) esteve em reunião nesta quarta-feira, 6 de agosto, com representantes do Conselho Municipal de Saúde (CMS) para tratar do processo eleitoral dos conselhos locais de saúde. O encontro teve como objetivo reforçar a importância da participação da população na gestão dos serviços de saúde na capital.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, os conselhos locais de saúde são essenciais para aproximar as unidades de saúde da comunidade. “Esses conselhos são formados com igual representação: 50% dos membros são usuários e 50% são trabalhadores e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS)”, destacou. Ele enfatizou que essa estrutura visa democratizar a saúde pública e aumentar a transparência nas ações do setor.
Após a reunião, serão elaboradas convocações para as eleições dos conselhos locais, que serão divulgadas no Diário Oficial do Município. A SMS e o CMS manterão reuniões mensais para acompanhar o progresso do processo eleitoral, além de tratar das demandas do colegiado.
Para o presidente do CMS, Venerando Lemes, a realização desses encontros é fundamental para estreitar o diálogo entre a secretaria e o conselho. “Isso possibilita um entendimento melhor das pautas que devemos discutir e deliberar com antecedência. O papel do conselho é ser propositivo, o que auxilia a gestão”.
Legenda: Divulgação/SMS