O impacto de uma política social eficiente não se mede apenas em números, mas nas histórias de quem sente no dia a dia o acolhimento e a dignidade devolvida. O Goiás Social e a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) não apenas bateram recordes, mas se tornaram referência quando o assunto é cuidar de quem mais precisa.
Ao longo de 2024, a instituição ultrapassou a marca de 6,7 milhões de atendimentos nos 246 municípios goianos, um crescimento significativo em relação aos 5,7 milhões registrados no ano anterior e muito acima dos 3,8 milhões de 2019.
“Pessoas em vulnerabilidade social não podem esperar. Política social de verdade é isso: ir até quem precisa e ajudar de todas as formas possíveis, o mais rápido possível. Essa tem sido a nossa missão, o nosso papel”, afirma Gracinha Caiado, presidente de honra da OVG e coordenadora do Goiás Social.
Comida no prato e esperança no coração
Com 15 unidades espalhadas pelo estado, o Restaurante do Bem garantiu o básico para milhares de famílias: comida no prato. Foram quase 4 milhões de refeições servidas em 2024. Além disso, a iniciativa foi além, doando mais de 80 mil marmitas para refugiados venezuelanos e pessoas em situação de rua em Goiânia, Luziânia, Jaraguá e Valparaíso de Goiás.
Não é só sobre alimentar o corpo, mas também sobre trazer dignidade. E a mobilização não parou por aí. A OVG capacitou quase 3 mil voluntários, promovendo ações humanitárias em diversas frentes.
Aquecendo vidas e corações
Na época mais fria do ano, a campanha Aquecendo Vidas fez a diferença para quem mais precisa. Foram 87,5 mil cobertores novos entregues a todos os municípios do estado, além de entidades sociais, famílias vulneráveis e pessoas em situação de rua. No Natal, a solidariedade continuou com a distribuição de mais de meio milhão de brinquedos para crianças carentes, garantindo sorrisos e esperança.
O Natal do Bem, maior festa natalina gratuita do Brasil, bateu recorde de público, reunindo 1,5 milhão de visitantes e se consolidando como um evento que une espírito natalino e inclusão.
Educação, saúde e apoio contínuo
O impacto do Goiás Social também chega às salas de aula. Em 2024, quase 15 mil estudantes do ensino superior foram beneficiados pelo Programa Universitário do Bem (ProBem), que oferece suporte para a continuidade dos estudos em 75 cursos diferentes.
Na saúde, a Casa do Interior do Estado de Goiás (Cigo) acolheu mais de 5 mil pacientes e acompanhantes em tratamento na capital, garantindo suporte e hospedagem para aqueles que vêm de outras cidades.
A história por trás dos números
Para Alice de Souza Oliveira, 63 anos, moradora da zona rural de Itapuranga, o apoio veio na forma de pacotes de fraldas geriátricas descartáveis e alimentos do Mix do Bem. Seu filho, paraplégico, precisa de mais de 15 pacotes de fraldas por mês, e a ajuda foi um alívio.
“Estou agradecida demais. Para a gente, não é fácil. Meu coração, agora, está alegre”, emociona-se Alice.
Em 2024, a OVG realizou 936,7 mil atendimentos ao cidadão, distribuindo cadeiras de rodas, muletas, bengalas, colchões especiais, kits de enxoval para bebês e muitos outros itens essenciais. Além disso, levou atendimento presencial a 164 municípios em 470 ações do projeto OVG Perto de Você.
Alimento e dignidade na mesa de quem precisa
O Banco de Alimentos distribuiu mais de 1,3 mil toneladas de alimentos in natura, beneficiando mais de 3,5 mil famílias e 85 entidades sociais por mês. O Programa NutreBem garantiu a entrega de 618,5 mil unidades do Mix do Bem e frutas desidratadas, atendendo 6.095 famílias mensalmente.
Política social eficiente se faz com compromisso e ação, e o Goiás Social e a OVG têm provado, a cada iniciativa, que cuidar das pessoas é o maior legado.