Taxas da Agrodefesa terão reajuste de 4,26% a partir deste domingo, 1º de fevereiro

2 Leitura mínima
Taxas da Agrodefesa terão reajuste de 4,26% a partir deste domingo, 1º de fevereiro

A partir deste domingo, 1º de fevereiro, os valores da Taxa Estadual de Serviço e da Taxa Judiciária passarão por um aumento de 4,26%, conforme a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), conforme dados divulgados pelo IBGE. Essa decisão é parte do processo de atualização anual das taxas estabelecido pela legislação vigente.

A alteração nos valores está conforme o que determina a Lei 18.745/2014, que incorporou as cobranças da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) ao Código Tributário Estadual (CTE), além da Lei 11.651/1991, que regula o mesmo código. Desde o ano passado, a atualização das taxas tem como base o IPCA, que também serve para corrigir multas tributárias e os limites de dedução na restituição de tributos estaduais.

Essa atualização foi formalizada pela Secretaria de Estado da Economia através da Nota Informativa nº 1/2026, divulgada no Diário Oficial do Estado em 20 de janeiro de 2026. O documento especifica os novos valores que entraram em vigor este mês.

Taxas da Agrodefesa

O reajuste abrange uma série de serviços prestados pela Agrodefesa, incluindo a emissão de documentos zoossanitários e fitossanitários, como a Guia de Trânsito Animal (GTA), a Permissão de Trânsito Vegetal (PTV), a Autorização de Trânsito Vegetal (ATV), e o Certificado Fitossanitário de Origem (CFO), além de outras certificações e cadastros essenciais no setor agrícola.

Os interessados podem conferir os novos valores atualizados diretamente no portal da Agrodefesa, onde estão disponíveis as informações sobre os serviços afetados pelo reajuste.

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *