Tornado atinge São José dos Pinhais (PR) e danifica 350 casas; 1,2 mil pessoas afetadas

2 Leitura mínima
Tornado atinge São José dos Pinhais (PR) e danifica 350 casas; 1,2 mil pessoas afetadas

Um tornado devastador atingiu São José dos Pinhais, no Paraná, no último sábado, 10 de outubro, registrando ventos que alcançaram a impressionante velocidade de 180 km por hora. O evento foi classificado na categoria F2 da Escala Fujita, que avalia a força dos tornados, indo até a categoria 5.

O impacto do fenômeno foi significativo, resultando em danos diretos a aproximadamente 350 residências, o que afetou em torno de 1.200 pessoas. Dois moradores sofreram ferimentos leves durante a ocorrência.

Conforme informações do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a categoria F2 é caracterizada por ventos variando entre 180 e 253 km por hora. Em comparação, um tornado ocorrido em Rio Bonito do Iguaçu em novembro do ano passado foi classificado como F4, com ventos superiores.

Leonardo Furlan, meteorologista do Simepar, comentou que, mesmo com a classificação inicial de um tornado F2, os danos foram bastante significativos. “O tornado foi relativamente estreito e percorreu uma trajetória de cerca de 1 km. Em determinados momentos, a nuvem funil tocava o solo, demonstrando interação com a superfície, causando danos em áreas específicas, enquanto em outras, a intensidade dos danos foi menor”, explicou.

A Defesa Civil Estadual atuou rapidamente, enviando mais de 2.600 telhas para auxiliar as famílias afetadas. Além do destelhamento de casas, a tempestade provocou a queda de árvores e muros, além de interrupções no fornecimento de energia elétrica.

Este é o segundo tornado registrado no Paraná em 2023. O primeiro ocorreu no dia 1º de janeiro, na cidade de Mercedes, onde o fenômeno foi classificado como F1, com ventos de 120 km por hora, resultando em danos na localidade de Arroio Guaçu.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *