No dia 17 de janeiro, ocorreu a formatura do primeiro Curso de Instrutor de Direção Policial (CIDP), promovido pela Escola Superior de Polícia Penal (ESPP) em parceria com a Polícia Militar, no auditório da Diretoria-Geral de Polícia Penal de Goiás. No total, 22 policiais penais, 7 policiais militares e 1 policial civil completaram o curso, que teve uma carga horária de 260 horas, divididas entre aulas teóricas e práticas, focando em técnicas de direção defensiva, evasiva e tática.
Os formandos agora são instrutores qualificados para planejar, ministrar e avaliar treinamentos em condução veicular tática e defensiva. Durante a cerimônia, o diretor-geral da Polícia Penal, Josimar Pires, enfatizou a responsabilidade adquirida por eles em relação à vida dos policiais, de suas equipes e de terceiros. O diretor-geral adjunto, Firmino José Alves, destacou que os novos instrutores têm a missão de repassar conhecimentos e representar as polícias Penal, Militar e Civil de Goiás.
Esse curso é considerado pioneiro no Brasil entre as forças de segurança penitenciária, capacitando os servidores a atuarem com segurança e eficiência, garantindo a integridade física em transportes de custodiados, escoltas e operações policiais.