O volume de atividades turísticas registrou um crescimento de 13,5% em abril de 2025, em comparação ao mesmo mês do ano anterior. Em relação a março de 2025, o setor apresentou uma alta de 10,8%, a maior já registrada para esse período desde o início da série histórica em 2011. Com isso, as variações acumuladas no ano e em 12 meses continuam positivas, alcançando 6,7% e 6,6%, respectivamente.
Os dados são provenientes da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), que avalia o desempenho do setor, e foram analisados pelo Instituto Mauro Borges de Pesquisa e Política Econômica (IMB). O setor de serviços em Goiás também demonstrou um avanço considerável de 3,7% entre janeiro e abril de 2025, superando o crescimento nacional de 2,2% no mesmo período. Esse desempenho destacado é impulsionado, especialmente, pelos serviços prestados às famílias, que cresceram 7,8%, e pelo segmento de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, que aumentou 7,3%.
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, ressaltou a importância das políticas de incentivo ao setor. Ele afirmou que "esse crescimento é reflexo direto dos investimentos contínuos em qualificação da mão de obra e inovação tecnológica. Estamos criando condições para que o setor de serviços se expanda de forma sólida, contribuindo com geração de emprego e desenvolvimento para o estado".
Joel de Sant’Anna Braga Filho, secretário de Indústria, Comércio e Serviços, complementou, afirmando que Goiás se destaca no crescimento do turismo no Brasil, o que tem movimentado a economia, gerando empregos e fortalecendo o orgulho local. "Estamos transformando Goiás numa referência nacional não apenas no setor de serviços, mas também no de hospitalidade", disse.
A pesquisa também revelou um crescimento de 1,9% no setor de serviços quando comparado abril de 2025 ao mesmo mês do ano anterior, com destaque para os serviços prestados às famílias, que tiveram um aumento de 12,8%. Também contribuiu para esse resultado positivo o crescimento de 5% em serviços de informação e comunicação, além de 3,8% em outros serviços.
A Pesquisa Mensal de Serviços é um importante indicador que ajuda a acompanhar o comportamento do setor de serviços no país, investigando a receita bruta das empresas com 20 ou mais pessoas ocupadas, que atuam em serviços não financeiros, excluindo as áreas de saúde e educação.
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