Um novo capítulo no turismo espacial está se desenhando com a recente aquisição da Space Perspective, uma empresa americana, pela europeia EOS-X Space, cuja sede é em Madri. A informação foi divulgada pelo escritório de advocacia Cremades & Calvo-Sotelo, marcando um importante movimento estratégico da EOS-X no setor de experiências espaciais de alto padrão.
Embora os detalhes financeiros dessa negociação ainda sejam desconhecidos, o fato reacende a esperança em torno da exploração comercial da estratosfera. A Space Perspective enfrentava desafios financeiros desde 2025, com relatos de processos de despejo em locais na Flórida e na Califórnia, além da interrupção na comunicação com clientes que haviam feito depósitos para viagens futuras.
A EOS-X Space, que já desenvolve balões de alta altitude para turismo suborbital, planeja incorporar parte da equipe da Space Perspective, acelerando suas operações nos Estados Unidos. A nova entidade, cujo nome ainda será revelado, terá sua sede e liderança na América.
“Estamos diante de uma oportunidade ímpar que transforma rivais em aliados, colaborando para concretizar o sonho do turismo espacial tripulado”, declarou Kemel Kharbachi, CEO da EOS-X Space, enfatizando o otimismo do novo projeto.
Os planos da nova Space Perspective incluem a operação de um espaçoporto no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, e uma unidade de montagem na Califórnia. Contudo, ainda se discute a localização exata dentro do complexo espacial, uma vez que a antiga companhia enfrenta um processo de despejo movido pela Space Florida.
Juan Miguel Olry de Labry y Lima, gerente de comunicações da Cremades & Calvo-Sotelo, reforçou que esta nova fase representa uma operação totalmente distinta, com uma nova administração. Ele esclareceu que a nova empresa terá acesso aos ativos, tecnologias e propriedade intelectual da antiga Space Perspective, mas não ficará responsável por contratos ou dívidas antigas.
Os depósitos realizados pelos clientes estão sob a administração de um liquidante, em virtude do processo de falência em curso. Olry de Labry y Lima indicou que o modelo de negócio anterior, que estipulava um valor de US$ 125 mil por assento, está sendo reavaliado antes do relançamento das vendas.
A EOS-X planeja “redefinir toda a jornada do cliente”, ajustando a proposta de valor e a experiência na bordo das naves. Com a nova gestão, o turismo espacial pode finalmente se materializar, alcançando uma nova geração de viajantes à procura de experiências além da atmosfera terrestre.