A Turkish Airlines e a South African Airways (SAA) firmaram um acordo de codeshare que se iniciará em 1º de março de 2026. A formalização do contrato ocorreu em Genebra, na presença de figuras importantes das companhias, incluindo Ahmet Bolat, Chairman do Conselho e do Comitê Executivo da Turkish Airlines, e John Lamola, CEO da South African Airways.
Com o novo acordo, a Turkish Airlines irá adotar o código TK nos voos da SAA operados para algumas das principais cidades do continente africano, como Joanesburgo, Cidade do Cabo e Durban. Por outro lado, a SAA incluirá o código SA nos voos da Turkish Airlines que ligam Istambul a Joanesburgo e localidades globais importantes, incluindo Frankfurt, Paris e Londres.
Ahmet Bolat informou que a parceria representa um avanço significativo na presença da Turkish Airlines no mercado africano. “Valorizamos colaborações que aumentam a conectividade e proporcionam benefícios duradouros aos nossos clientes”, afirmou, reforçando o papel da companhia como a maior aérea não africana em operação no continente.
O CEO da SAA, John Lamola, ressaltou os benefícios da parceria para a expansão dos serviços aéreos da companhia. Ele enfatizou que a colaboração com a Turkish Airlines, uma renomada empresa global, está alinhada com o compromisso de fortalecer a conectividade entre a África e a Turquia. “Parcerias como essa favorecem o turismo, o comércio e o desenvolvimento econômico sustentável”, declarou.
Atualmente, a Turkish Airlines opera uma extensa grade, com 65 destinos em 41 países na África, estabelecendo a maior rede entre as companhias internacionais no continente. Com o novo codeshare, passageiros da Turkish Airlines terão acesso facilitado a rotas da SAA, enquanto clientes sul-africanos poderão se conectar à vasta rede global da Turkish, que abrange 355 destinos em 131 países.

