Produção dirigida por Diogo Diniz Garcia Gomes estreia no Teatro Sesc em Goiânia e destaca a biodiversidade de oito parques estaduais e uma UC municipal.
No dia 15 de janeiro de 2025, às 20h, o Teatro Sesc, em Goiânia, será palco da estreia do documentário “Um Parque Para Viver”, dirigido por Diogo Diniz Garcia Gomes. A produção, realizada entre fevereiro e agosto de 2024, percorre oito unidades de conservação administradas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad) e uma unidade municipal em Quirinópolis, revelando a diversidade natural e a importância da preservação ambiental no estado.
As locações escolhidas incluem parques icônicos, como o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, Serra Dourada, Terra Ronca e Águas do Paraíso, além de apresentar paisagens deslumbrantes do Refúgio de Vida Silvestre Serra da Fortaleza e Serra das Antenas.
Além de belas paisagens, o documentário mergulha na fauna e flora da região, destacando espécies como onça-pintada, tatu-canastra e aves do Araguaia. Especialistas em meio ambiente, cineastas e apaixonados pela natureza contribuem com depoimentos enriquecedores, enquanto o filme explora a função vital das unidades de conservação para a pesquisa científica e a proteção da biodiversidade.
Produzido com recursos do Programa Goyazes, do Governo de Goiás, o projeto tem uma proposta educativa. Cópias serão distribuídas em pendrives para escolas públicas, bibliotecas estaduais e comunidades próximas aos parques, além de sessões públicas gratuitas. O filme também será inscrito em festivais de cinema e avaliado para exibição em plataformas de streaming.
Serviço:
- Data: 15 de janeiro de 2025
- Horário: 20h
- Local: Teatro Sesc, Rua 15, nº 268, Centro, Goiânia
- Entrada: Gratuita
- Classificação: Livre