Teatro Goiânia, Palácio Conde dos Arcos e Cine Teatro São Joaquim integram a programação do projeto, da Secretaria de Estado da Educação
O Teatro Goiânia, Palácio Conde dos Arcos e o Cine Teatro São Joaquim (ambos na cidade de Goiás), unidades da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), recebem, a partir desta terça-feira (22/10), o projeto Turismo Educacional, da sétima edição da Olimpíada de Humanidades, promovida pela Secretaria de Estado da Educação. A iniciativa se estende até sexta-feira (25) e visa incentivar a pesquisa no campo científico, com desdobramentos artísticos-culturais.
Participam do projeto cerca de 200 estudantes do ensino médio da rede estadual das cidades de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Colinas do Sul, Monte de Alegre de Goiás, Nova Roma, São João D’Aliança e Teresina de Goiás, todas localizadas no entorno do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, região nordeste do Estado.
O projeto desenvolve ações educativas (inter e trans) disciplinares entre as áreas de ciências humanas e suas tecnologias e as linguagens artísticas. Dessa forma, a iniciativa conecta-se à realidade sociocultural dos estudantes, promovendo o desenvolvimento de habilidades artísticas, socioemocionais, de comunicação e de relacionamento interpessoal, apoiada em temáticas que integram as áreas de Linguagens e Ciências Humanas.
A programação teve início na manhã desta terça-feira (22/10) na sede da Seduc, em Goiânia. O restante do dia será dedicado a um circuito de visitas a diversas faculdades e departamentos da Universidade Federal de Goiás (UFG). Na quarta-feira (23/10), serão realizados passeios pelos espaços históricos e culturais do centro de Goiânia, às apresentações do Festival da Canção, promovido pela Seduc, encerrando-se no Teatro Goiânia, com apresentação da Orquestra Sinfônica de Goiânia.
Na manhã de quinta-feira (24/10), os estudantes chegam à cidade de Goiás. O circuito de visitas inclui alguns dos mais importantes espaços da história da antiga capital do Estado, como o Palácio Conde dos Arcos, Mercado Municipal, Museu Frei Confaloni e Santuário do Rosário. À noite, o Cine-Teatro São Joaquim recebe o grupo para o lançamento do livro “Contribuições da Diáspora Africana na Cultura Brasileira: Caderno de sugestões e inspirações para educadores sobre literatura afro-brasileira para a sala de aula”, da Ipeartes/Seduc Goiás. Logo após, será realizada uma mostra de curtas-metragens, produzidos pelos estudantes do Curso Técnico Integrado em Produção de Áudio e Vídeo, do IFG.
Programação completa
Terça-feira (22/10)
7h – Visita Seduc Goiás
10h – Visita Campus I – UFG
14h – Visita Campus II – UFG
Quarta-feira (23/10)
8h30 – Passeio no Centro Histórico de Goiânia
13h30 – Festival da Canção, na Seduc Goiás
20h10 – Orquestra Sinfônica de Goiânia, no Teatro Goiânia
Quinta-feira (24/10)
8h30 – Saída para a cidade de Goiás
13h30 – Passeio pelo Centro Histórico de Goiás
19h30 – Lançamento de livro e Sessão de cinema, no Cine Teatro São Joaquim
Sexta-feira (25/10)
8h – Passeio pelo Centro Histórico de Goiás
12h – Viagem de retorno à Goiânia
Serviço
Olimpíada de Humanidades – Seduc Goiás
Data: 22 a 25 de outubro
Local: Goiânia e cidade de Goiás
Fotos: Secult Goiás
Secretaria de Estado da Cultura – Governo de Goiás