Vaticano envia 10 representantes para a COP30 em Belém, confirma participação na Conferência do Clima

2 Leitura mínima
Vaticano envia 10 representantes para a COP30 em Belém, confirma participação na Conferência do Clima

O Vaticano confirmou sua presença na Conferência do Clima, conhecida como COP30, que acontecerá em Belém, com uma delegação composta por dez representantes da Santa Sé.

Recentemente, durante uma reunião com o presidente Lula, o Papa Leão XIV declarou que, devido à celebração do Jubileu neste ano, não poderá participar da COP30. Em seu lugar, o Cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, liderará a delegação oficial, sendo um dos favoritos no conclave realizado em maio.

A equipe da Santa Sé incluirá conselheiros e membros do Serviço de Desenvolvimento Humano Integral, bem como dos setores de Cultura e Educação. A delegação contará ainda com bispos da Arquidiocese de Belém e representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, além de delegados de regiões como América Latina, Ásia e África.

Durante a COP30, a delegação do Vaticano terá acesso à Zona Azul, área restrita destinada às negociações oficiais, garantindo participação ativa nas discussões climáticas.

A Arquidiocese de Belém está organizando a hospedagem dos representantes do Vaticano em uma casa católica de retiros, enquanto paralelamente, a Igreja Católica promoverá o evento intitulado “Igreja na COP30”. Esta iniciativa incluirá uma série de palestras e atividades voltadas à formação e mobilização social em quatro polos da Região Metropolitana de Belém, programadas entre os dias 11 e 16 de novembro.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *