A Skål Internacional Brasil prestou homenagens aos ganhadores do Sustainable Tourism Awards 2025 durante a abertura do 84º Congresso Mundial da Skål International, ocorrido no dia 26 de setembro, em Cusco, no Peru. Esta edição, que marca o 24º ano do prêmio, registrou um recorde de participação e reafirmou o papel do turismo sustentável nas questões globais.
O programa distingue iniciativas significativas nas esferas ambiental, social, cultural e tecnológica, abrangendo oito categorias: Turismo Acessível; Alojamento, Alimentação e Serviços de Hospitalidade; Comunicação; Projetos Comunitários e Governamentais; Programas Educacionais e Sociais; Soluções Inovadoras de TI Sustentável; Biodiversidade Terrestre e Marinha; e Operadoras de Turismo e Agências.
Com apoio da ONU Turismo e parcerias do Responsible Tourism Institute/Biosphere, que entrega o Skål/Biosphere Sustainable Special Award, e da Sustainable Travel International, o presidente da Skål Internacional do Brasil, Walter Teixeira, ressaltou que os projetos premiados em 2025 destacam o turismo como um motor de transformação. “Os vencedores demonstram que a sustentabilidade não é apenas uma necessidade ética, mas um diferencial competitivo”, afirmou Teixeira, enfatizando que a visibilidade internacional é crucial para inspirar ações em prol do desenvolvimento sustentável.
Teixeira também apontou que essa honra serve como um incentivo decisivo para que governos e empresas ampliem suas iniciativas em favor da Agenda 2030. “O reconhecimento estimula políticas públicas e investimentos privados que ajudam na diminuição de impactos e na melhoria da experiência do visitante”, adicionou.
Durante o congresso, a Skål Internacional apresentou um planejamento estratégico que inclui 28 ações para modernizar a entidade, que tem 90 anos de história, reunindo líderes do turismo de 75 países. O evento também marcou a eleição dos novos diretores regionais e da diretoria executiva mundial, confirmando Andrés Heyes (Skål International Washington DC) como presidente a partir de 2026 e o indiano NSW Mohan como futuro presidente mundial em 2027. A cidade de Cádiz, na Espanha, foi escolhida como sede do congresso global do próximo ano.
No dia 27 de setembro, em homenagem ao Dia Mundial do Turismo, a Skål International uniu-se à ONU Turismo e à comunidade internacional para alinhar ações sob o tema Turismo e Transformação Sustentável. A mensagem central do evento destacou que o turismo vai além do crescimento econômico, funcionando como um importante veículo de transformação social e ambiental.
Teixeira reiterou o compromisso da Skål Internacional Brasil em apoiar candidaturas nacionais na próxima edição do prêmio, em 2026. “Continuaremos a incentivar projetos brasileiros que promovem o turismo responsável, agindo como uma ponte entre o mercado, a academia e o poder público para fortalecer a presença do Brasil no cenário internacional”, concluiu.