A 21ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL) ocorre em Brasília e reúne, desde segunda-feira (7), uma grande mobilização em torno da luta por direitos dos povos indígenas. O evento se estenderá até a próxima sexta-feira (11) e tem como foco a demarcação de terras, um tema central para a agenda que antecede a COP30, agendada para novembro deste ano em Belém, no Pará.
Dentre as vozes que se destacam nesse encontro, está a jovem líder indígena Thais Pitaguary, do Ceará. Thais é ativista e utiliza sua plataforma para conectar a juventude às lutas por justiça social e ambiental, valorizando a cultura ancestral e buscando reconhecimento e respeito para os povos originários. Ela também atua como conselheira do Unicef em questões de justiça climática, refletindo a resistência e a resiliência necessárias para construir uma sociedade mais justa e inclusiva, em harmonia com as raízes do Brasil.
O Acampamento Terra Livre se apresenta como a maior assembleia nacional do movimento indígena, impulsionando um debate crucial sobre políticas públicas e a importância da demarcação de terras para a proteção do meio ambiente e dos direitos dos povos indígenas.