O professor de educação física e radialista Wagner Gomes foi agraciado com uma moção da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, em reconhecimento aos 40 anos do programa Ginástica no ar, veiculado na Rádio MEC. A cerimônia de homenagem ocorreu no dia 16 de outubro, no Museu do Rádio, situado na sede da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), no Centro do Rio de Janeiro.
A honraria foi proposta pelo deputado Chiquinho da Mangueira, do Solidariedade, e destaca a relevância histórica e social do programa, que estreou em 1º de julho de 1982. Desde 1985, Wagner Gomes está à frente da atração, que está atualmente no ar de segunda a sexta, às 6h55 da manhã, com duração de cinco minutos na Rádio MEC AM.
Wagner Gomes discute os desafios da produção radiofônica nos dias atuais, ressaltando a competição com a internet e a imagem. Apesar das mudanças tecnológicas, ele acredita que muitos ouvintes ainda preferem o rádio, o que garante a continuidade do programa. “O desafio é muito grande, ainda mais com a concorrência que se tem hoje com a imagem pela internet. O que acontece é que muita gente não tem acesso ainda à internet”, afirma. Além disso, ele menciona a necessidade de adaptar a programação com uma linguagem e exercícios mais modernos, para permanecer relevante.
A origem das aulas de ginástica no rádio remonta a 1932, quando o professor Oswaldo Diniz Magalhães lançou o programa A Hora da Ginástica na Rádio Educadora Paulista, em São Paulo. No ano de 1935, a atração foi transferida para a Rádio Nacional do Rio de Janeiro, e posteriormente, para a Rádio MEC AM, onde permaneceu até 1981. O formato retornou em 1985 com a apresentação de Wagner Gomes.
Com um currículo vasto, Wagner Gomes também cobriu eventos de grande relevância, como os Jogos Paralímpicos de Atlanta, em 1996, para a Rádio MEC e a TV Educativa, e os Jogos Paralímpicos do Rio, em 2016, para a TV Brasil. Além de seu programa, ele também é responsável por boletins diários que oferecem dicas de saúde e atividades físicas, participando ativamente da programação das rádios da EBC.