Em Brasília, autoridades e ministros de 50 países se reúnem durante a Pré-COP30 nos dias 13 e 14 de novembro. Este evento é fundamental para as discussões preparatórias que antecedem a Cúpula do Clima, marcada para novembro, em Belém do Pará.
O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, é uma das figuras centrais do evento, que inicia oficialmente às 9h, no Centro Internacional de Convenções do Brasil. A presença de aproximadamente 500 representantes destaca a importância do encontro nas negociações climáticas globais.
Durante a Pré-COP30, os países participantes têm a oportunidade de ajustar suas posições políticas e técnicas, abordando questões críticas da agenda climática mundial. Os principais tópicos em discussão incluem financiamento climático, transição energética, adaptação e preservação da biodiversidade.
Uma preocupação central da presidência da COP30 é assegurar a entrega das Contribuições Nacionalmente Determinadas. Até o último dia 10, 62 nações, entre as 196 que integram a Convenção do Clima e o Acordo de Paris, já haviam submetido suas propostas. Contudo, potências como China e Índia, que são grandes emissoras de gases poluentes, ainda não apresentaram seus planos.
O evento na capital federal busca criar novos entendimentos e compromissos entre as nações até sua conclusão na terça-feira, dia 14 de novembro.