O Consórcio Sonda, por meio da corretora Planner, foi o vencedor do leilão do programa Goiás de Fibra, promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria-Geral de Governo (SGG). O leilão ocorreu na sede da B3, em São Paulo, nesta segunda-feira (19), com uma proposta que ultrapassou R$ 494 milhões. A empresa terá a responsabilidade de implantar e operar uma rede de telecomunicações de alta capacidade no estado, oferecendo serviços de transporte de dados, voz e Wi-Fi, além de segurança, treinamentos, fornecimento de equipamentos, licenças e mão de obra necessária para o projeto.
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, destacou o potencial do programa em promover inclusão social, enfatizando a importância de conectar digitalmente a população das regiões Norte e Nordeste de Goiás. “Com o Goiás de Fibra, nós estamos atendendo mais uma necessidade de tirar do isolamento digital a população da região. Muito mais do que um projeto de tecnologia, esse é um projeto também social, um projeto de redução de desigualdades e de estímulo ao desenvolvimento dessas regiões”, afirmou.
Rivaldo Ferreira, vice-presidente da Sonda Brasil, reforçou o compromisso da empresa com essa iniciativa. “Participar de um projeto com esse nível de desafio e de contribuição ao Estado é extremamente importante para a nossa empresa e vocês podem contar com a Sonda para entregar o melhor serviço para o estado”, disse.
O edital de licitação para a primeira etapa do Goiás de Fibra prevê a conexão de 125 municípios das regiões Norte e Nordeste do Estado, além da região metropolitana de Goiânia e do entorno do Distrito Federal, com um investimento total de R$ 500 milhões ao longo de cinco anos. Durante essa fase inicial, são esperados pelo menos 2,3 mil pontos de conectividade em órgãos públicos estaduais. Ao final do projeto, o Governo de Goiás contará com uma rede moderna e de alta capacidade para transmissão de dados, proporcionando melhorias significativas na conectividade de escolas, hospitais e unidades da Segurança Pública.