Brasil busca investimentos do Golfo para logística e sustentabilidade na COP30 em Belém
Em reunião nesta terça-feira, em Belém, no Pará, o ministro do Turismo, Celso Sabino, que também preside o Conselho Executivo da ONU Turismo, recebeu embaixadores de seis países do Golfo Pérsico — Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Qatar, Kuwait, Omã e Bahrein. A agenda, organizada pelo Ministério do Turismo, teve como foco estreitar laços, ampliar cooperação e atrair investimentos em logística, infraestrutura e soluções sustentáveis, no contexto da preparação da COP30 de 2025 na capital paraense.
Atuando como articulador do governo federal junto a blocos estratégicos, Sabino afirmou que a próxima Conferência do Clima será oportunidade para projetar a Amazônia como anfitriã de um evento de alto nível e impacto global, com potencial de impulsionar turismo, economia e parcerias institucionais na cidade e na região. Segundo o ministro, o encontro com os embaixadores gerou percepções positivas para cooperação e investimentos ligados ao evento e ao desenvolvimento local.
Sabino também reforçou que o planejamento para a COP avança com medidas voltadas à organização, à infraestrutura e à adoção de soluções de baixo impacto, afirmando que a meta é realizar a melhor edição da história. De acordo com ele, a estratégia inclui conectar realidades distintas e evidenciar o compromisso do Brasil com o meio ambiente, priorizando logística eficiente e práticas sustentáveis.
A COP30 está programada para ocorrer de 10 a 21 de novembro de 2025, em Belém, no Pará, com expectativa de mobilizar delegações internacionais, impulsionar o turismo e fortalecer a imagem do país em políticas climáticas e desenvolvimento sustentável.