Tempestades podem provocar alagamentos e deslizamentos de terra
Na madrugada desta quinta-feira (3), a capital paulista enfrentou forte chuva, resultando em um alerta da Defesa Civil sobre a continuidade de chuvas intensas. O aviso, disseminado na quarta-feira, abrange diversas áreas do estado de São Paulo e estará em vigor até o próximo sábado. Além da capital e região metropolitana, cidades como Sorocaba, Campinas e Itapeva também estão incluídas nas previsões.
As tempestades prometem ser ainda mais severas nas regiões do litoral norte, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Ribeira. Especialistas alertam para o risco de alagamentos, deslizamentos de terra e outros problemas, principalmente em áreas consideradas de risco.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a previsão de chuvas volumosas é resultado da aproximação de uma frente fria vinda do Sul do país. Em resposta a esse quadro alarmante, a Defesa Civil criou um gabinete de crise, que contará com a colaboração de concessionárias de energia e água. Este grupo monitorará a situação em tempo real até o próximo domingo, a fim de minimizar os impactos das fortes chuvas.