O Governo de Goiás entregou nesta quarta-feira (16/4) 74 novos ônibus para o transporte coletivo da Região Metropolitana da capital, com a expectativa de que comecem a circular ainda neste mês. O investimento totalizou R$ 62 milhões e faz parte do projeto Nova Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (Nova RMTC), que visa renovar 100% da frota.
O vice-governador Daniel Vilela destacou que a nova frota proporcionará mais conforto e segurança aos usuários, sem aumento na tarifa, que permanece em R$ 4,30 desde 2019. Ele ressaltou que o apoio mensal do Estado e das prefeituras da Região Metropolitana tem sido fundamental para a manutenção desse valor, ao mesmo tempo em que permite investimentos para melhorar o serviço.
Os novos veículos possuem tecnologia Euro VI, que reduz em até 80% a emissão de poluentes, além de contar com ar-condicionado, tomadas USB, janelas com película térmica, campainha wireless, corrimãos ergonômicos e piso antiderrapante. Um dos principais diferenciais é o sistema de câmeras com reconhecimento facial, conectado à Secretaria de Segurança Pública, que aprimora o monitoramento dentro dos ônibus.
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, ressaltou que o projeto Nova RMTC inclui também a reforma de todos os terminais do Eixo Anhanguera. Ele informou que as obras dos terminais Novo Mundo e Praça da Bíblia estão em fase final e que a reforma de outros três já começou. A expectativa é de que todas as plataformas sejam entregues até junho, assim como um novo terminal em Senador Canedo até o final do ano. Além disso, está em andamento a substituição de quase sete mil pontos de ônibus na região.