Hugol registra aumento de 16% em acidentes de trânsito durante chuvas em Goiânia; cuidados são essenciais

3 Leitura mínima
Hugol registra aumento de 16% em acidentes de trânsito durante chuvas em Goiânia; cuidados são essenciais

O Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), localizado em Goiânia, registra um alarmante aumento de 16% nas internações de vítimas de acidentes de trânsito durante as primeiras chuvas de setembro e outubro de 2023. Este índice é comparado ao período seco de junho e julho deste ano, quando o número de atendimentos foi consideravelmente menor. No ano passado, o mesmo período já havia registrado uma elevação de 8% no total de atendimentos.

Esses dados reforçam a necessidade de um alerta sobre a importância da condução segura em dias de chuva. De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), o aumento dos acidentes é fruto, em grande parte, da imprudência dos motoristas. Portanto, é fundamental que os cidadãos redobrem a atenção ao dirigir em condições climáticas adversas.

O Dr. Dinoel Cavalcante, gerente médico do pronto-socorro do Hugol, destaca que durante o período chuvoso, há um crescimento notável no número de atendimentos, com muitos casos envolvendo fraturas de membros, traumatismo cranioencefálico leve e moderado, além de contusões torácicas e abdominais. Essas lesões podem resultar em complicações graves e, em situações extremas, até mesmo em fatalidades. “Embora sejamos ágeis em nossos protocolos de atendimento de trauma, a prevenção é crucial”, alerta o médico.

Recentemente, Rozana Barbosa, de 55 anos, experienciou um acidente durante uma intensa chuva na GO-060. O ônibus em que ela estava capotou, resultando em ferimentos que a levaram ao Hugol. Para Rozana, a chuva foi um fator determinante na ocorrência do acidente.

“Foi um momento aterrador, o ônibus começou a deslizar e eu ouvi o vidro quebrando. Eu me agarrei na poltrona, achando que não conseguiria voltar para casa. Fui socorrida e atendida aqui no Hugol. Meu apelo é para que todos reduzam a velocidade e mantenham uma distância segura entre os veículos, especialmente durante temporais,” enfatiza Rozana.

O Detran recomenda que, em dias chuvosos, os motoristas adotem medidas de segurança, tais como: reduzir a velocidade, acender os faróis baixos, manter distância segura dos outros veículos e redobrar a atenção ao volante. Além disso, caso a visibilidade se torne insatisfatória, a orientação é parar em um local seguro e esperar até que a chuva diminua.

 

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *