O Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Estadual de Trindade – Walda Ferreira dos Santos (Hetrin) alcançou a nota máxima na avaliação mensal do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), promovido pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas. A unidade obteve 100% de acerto nos testes, o que reforça seu compromisso com a precisão dos exames e a segurança dos pacientes.
O PNCQ, reconhecido como um dos principais programas de avaliação externa da qualidade laboratorial no país, é fundamental para verificar a confiabilidade dos resultados entregues pelos laboratórios. O desempenho do Hetrin é reflexo de uma rotina marcada por rigor técnico, capacitação contínua da equipe e investimentos em tecnologia. Com uma média mensal superior a 16 mil exames processados, o laboratório atua em diversas áreas da análise clínica.
Mensalmente, amostras de Hematologia, Bioquímica, Imunologia, Uroanálise e Parasitologia são enviadas para avaliação dentro do programa de controle de qualidade. Os resultados são avaliados e pontuados conforme a precisão dos exames, que são essenciais para o diagnóstico clínico e definição de condutas de tratamento dos pacientes.
A coordenadora da Unidade de Laboratório de Análises Clínicas e Anatomia Patológica do Hetrin, Jennifer Fernandes, destaca que o 100% de acerto no PNCQ é um reconhecimento importante do esforço coletivo da equipe. “Buscamos sempre oferecer resultados confiáveis que auxiliem os médicos em diagnósticos precisos e seguros para os nossos pacientes”, afirmou.
Administrado pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed), o laboratório do Hetrin foi reconhecido pelo quarto ano consecutivo com o selo de excelência do PNCQ, na avaliação anual de laboratórios em todo o país. Com 187.802 exames realizados em 2024, a unidade reafirma seu compromisso com diagnósticos precisos e um atendimento ágil e seguro à população de Trindade e região.