Laudo descarta Influenza Aviária em aves de subsistência mortas em Montes Claros de Goiás.

2 Leitura mínima
Laudo descarta Influenza Aviária em aves de subsistência mortas em Montes Claros de Goiás.

O Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), divulgou um laudo nesta sexta-feira, 13 de junho, que testou negativo para Influenza Aviária em aves coletadas em uma propriedade no município de Montes Claros de Goiás. A notificação a respeito das mortes das aves ocorreu em 9 de junho, quando sinais clínicos foram observados, compatíveis com diversas enfermidades.

Imediatamente, fiscais estaduais agropecuários da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) realizaram uma ação técnica em até 12 horas, coletando amostras e interditando a propriedade até a conclusão das análises.

A Agrodefesa reafirma seu compromisso com a segurança sanitária da avicultura no estado, enfatizando que as medidas preventivas tomadas durante a investigação seguiram os padrões estabelecidos, assegurando agilidade e eficácia na resposta aos incidentes. Apesar do resultado negativo obtido neste caso, a vigilância sanitária continua intensificada em todo o território goiano, especialmente na região onde a notificação ocorreu.

Ainda não foram liberados os resultados das amostras das mortes de aves no município de Santo Antônio da Barra. A população é incentivada a comunicar imediatamente à Agrodefesa qualquer ocorrência de mortalidade ou sinais clínicos suspeitos em aves através do WhatsApp (62) 98164-1128.

A Agrodefesa permanece firme em sua missão de garantir a transparência, segurança sanitária animal e proteção da cadeia produtiva avícola em Goiás.

Goiânia, 13 de junho de 2025.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *