O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, divulgou, no dia 18 de setembro, a ordem de serviço para o recapeamento de diversas vias no Setor Marista. O projeto abrange 37 ruas e avenidas que receberão Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), especialmente em trechos que estão mais deteriorados. Além disso, outras 15 ruas no mesmo setor e uma no Setor Oeste passarão por um tratamento com microrrevestimento asfáltico, estendendo a vida útil da pavimentação. O investimento totaliza R$ 7.815.161,98, com um cronograma de execução de até 60 dias.
O Consórcio CFJ, que venceu a Concorrência Pública Nº 001/2023, será o responsável pela execução dos serviços. Este consórcio já atuou em outras áreas, como o recapeamento do Setor Guanabara e o acesso à Ceasa. A equipe de trabalho contará com várias técnicas, incluindo remendo profundo, reciclagem de base, fresagem e reforço da pavimentação, totalizando cerca de 18 quilômetros de vias revitalizadas na região.
Durante o ato de assinatura, o prefeito ressaltou a importância do acompanhamento rigoroso das obras. Mabel destacou que o objetivo é “fazer a cidade andar”, utilizando técnicas que preservam trechos ainda em bom estado e otimizam recursos. “Queremos garantir segurança e fluidez no trânsito. No próximo ano, planejamos uma grande licitação de micropavimentação para os próximos três anos”, declarou.
Francisco Elísio Lacerda, secretário municipal de Infraestrutura Urbana, evidenciou os benefícios da intervenção. “A revitalização da pavimentação será feita com base nas necessidades de cada trecho no Marista, com aproximadamente 14 quilômetros de recapeamento e 4 de microfresagem. Algumas obras ocorrerão durante a noite para minimizar o impacto do intenso tráfego na área”, explicou.

A comunidade local celebra as melhorias. Pablo Muniz de Godoy, motociclista de aplicativo, expressou a relevância da obra para sua profissão. “O estado atual do asfalto causa muitos problemas e perigos. Essa intervenção vai acelerar nosso trânsito e aumentar a segurança, representando um retorno justo pelos impostos que pagamos”, afirmou.
Fotos: Alex Malheiros