Mural de 300 m² homenageia Milton Nascimento no centro do Rio de Janeiro, fortalecendo memória musical brasileira

3 Leitura mínima
Mural de 300 m² homenageia Milton Nascimento no centro do Rio de Janeiro, fortalecendo memória musical brasileira

O cantor e compositor Milton Nascimento, aos 83 anos, foi celebrado com uma nova homenagem no Rio de Janeiro, onde um mural de 300 metros quadrados foi inaugurado na lateral do prédio da Associação Cristã de Moços, localizado na Rua da Lapa. Esta obra, visível da Praça Cardeal Câmara e dos Arcos da Lapa, se junta a um mural já existente em homenagem ao icônico Pixinguinha, pintado em 2021, fazendo assim uma conexão simbólica entre dois gigantes da música brasileira.

A artista visual Gugie Cavalcanti, natural de Brasília, foi responsável pela criação do mural. Ela já realizou 15 murais de personalidades negras em diversas cidades do Brasil. Para este trabalho, Gugie se inspirou em uma cena de um documentário que destaca Milton em um momento descontraído, cercado por amigos e colegas músicos. Ela descreve a essência da imagem escolhida:

“Busquei uma imagem em que ele se mostra carinhoso, com um olhar de admiração e à vontade. Quis trazer essa sensação para a Lapa”, explica.

A homenagem foi proposta pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Igualdade Racial, inserindo-se nas ações da campanha Novembro Negro voltadas para a luta antirracista. A artista recebeu a encomenda em setembro e o mural foi entregue em 18 de outubro. Durante a cerimônia de inauguração, Augusto Nascimento, filho de Milton, expressou sua gratidão pela homenagem:

“Homenagens como essa em vida são de um valor enorme. É o mínimo que ele merece, e é incrível que as pessoas reconheçam seu talento e carinho. Localizar esse mural ao lado de pontos como o Circo Voador e a Fundição Progresso é muito significativo, dada a importância desses lugares para a música brasileira”, afirmou.

Na última terça-feira, 17 de outubro, Milton Nascimento também foi agraciado com o título de Doutor Honoris Causa pela Fundação Oswaldo Cruz, reforçando seu legado cultural. Para o próximo ano, a escola de samba Portela preparou um enredo especial em homenagem a ‘Bituca’, como é conhecido o artista. Contudo, devido a problemas de saúde, Milton tem vivido uma rotina mais reservada.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *