Prêmio Bicicleta Brasil: Crescimento Exponencial nas Inscrições em 2024
A segunda edição do Prêmio Bicicleta Brasil registrou um aumento significativo nas participações, com 434 propostas habilitadas para a competição neste ano, em comparação com apenas 76 em sua primeira edição, realizada em 2023. Esse crescimento, quase seis vezes maior, destaca a crescente popularidade da bicicleta como alternativa de transporte no Brasil.
Este fenômeno reflete o avanço das políticas de mobilidade urbana sustentável, que têm incentivado a adoção da bicicleta em várias regiões do país. A regionalização das inscrições revelou que o Sudeste liderou com 43,32% do total de propostas, sendo São Paulo o estado com o maior número de iniciativas, somando 91 projetos. Em seguida, estão Minas Gerais com 48 e Rio de Janeiro com 43. O Pará se destacou como o primeiro estado fora do Sudeste, contribuindo com 30 propostas aprovadas.
Todas as iniciativas que passaram pela triagem receberão o Selo Bicicleta Brasil, um reconhecimento às práticas que promovem o uso da bicicleta para transporte, lazer, saúde e inclusão social.
O Prêmio Bicicleta Brasil é organizado pela Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades e objetiva reconhecer e divulgar exemplos positivos que incentivem o uso da bicicleta em todo o país. As propostas são analisadas em quatro categorias: sociedade civil, poder público, setor privado e instituições educacionais, cada uma com seis subcategorias.
Agora, as propostas habilitadas entrarão na fase de avaliação técnica, que determinará os premiados. As iniciativas de organizações da sociedade civil têm a chance de conquistar prêmios em dinheiro que variam entre 20 e 50 mil reais, além de troféus e certificados que reconhecem seu impacto na mobilidade urbana.