São Luís, conhecida como a Ilha do Reggae e a Terra do Bumba Meu Boi, se transforma nas próximas semanas no epicentro do Carnaval multicultural. A cidade maranhense dará início às suas comemorações nesta sexta-feira (16) com as tão aguardadas prévias da Folia de Momo.
A abertura será marcada pelo Cortejo dos Blocos Tradicionais, previsto para começar às 17h na Praça Deodoro, localizada no Centro Histórico. Esta celebração reunirá 18 atrações que irão desfilando pelas ruas até a Praia Grande. O público poderá conferir o mesmo cortejo nos dias 23 e 30 de janeiro, que contará ainda com a participação de blocos afro.
Os blocos tradicionais do carnaval de São Luís foram incorporados à identidade cultural da cidade desde a década de 1920. Este ano, instrumentos como tambores, reco-recos, afoxés, e diversas percussões vão embalar a folia, junto com cordas de banjo, violão e cavaquinho, proporcionando um espetáculo único de ritmo e cores.
Programação do Carnaval
O sábado (17) reserva uma agenda repleta de atrações no circuito Vem pra o Centro, distribuído em três palcos. As festividades no Palco Waldecy Vale, na Praça Nauro Machado, iniciam às 14h com o Tambor de Crioula Maracrioula, seguido pelos blocos Os Vampiros, Show Feras e Originais do Ritmo. Os blocos afro Akomabu e GDAM também marcarão presença.
No Beco Catarina Mina, o Palco Fuzileiros da Fuzarca trará seis atrações, incluindo Bicicleta do Samba e Bicho Terra. Por outro lado, a Praça do Reggae será totalmente dedicada ao ritmo reggae, com DJs e grupos de dança, culminando com a prévia do Bloco do Reggae.
No domingo (18), a animação se concentrará na orla da cidade. O circuito Vem pra o Mar, na Avenida Litorânea, terá início às 14h com uma diversidade de shows, trazendo artistas locais e de fora. Nomes como a banda Jeguefolia, o cantor baiano Bell Marques e Léo Foguete, conhecido pelo piseiro e forró eletrônico, estão confirmados na programação.

