O Carnaval de Recife dá início às suas festividades com a 23ª edição do Tumaraca, um evento que celebra a cultura pernambucana e reúne 13 grupos de Maracatu Nação. O festival será realizado de 12 a 23 de fevereiro e tem início antecipado com ensaios abertos ao público, a partir desta terça-feira (20). As apresentações ocorrerão em diversos locais da capital, permitindo que os foliões vivenciem as vibrantes batidas e os cânticos de tradição dos grupos participantes.
Até o dia 7 de fevereiro, estão programados pelo menos 14 ensaios, todos com início a partir das 18h. O Maracatu Nação Tupinambá será o responsável pela abertura dos ensaios na rua Erundina de Negreiros, situada no Córrego do Jenipapo. No dia seguinte, a quarta-feira (21), será a vez do Maracatu Sol Brilhante do Recife. A quinta-feira (22) traz o grupo Leão da Campina, enquanto na sexta-feira (23), um ensaio coletivo será realizado no Pátio de São Pedro, no centro histórico da cidade. A programação completa, incluindo endereços e horários, pode ser conferida no Instagram da Associação dos Maracatus Nação de Pernambuco.
Empoderamento Feminino em Destaque
A edição deste ano traz como tema “Empoderamento e Protagonismo Feminino: Canto para Iyabás”, uma homenagem ao sagrado feminino que contará com a participação especial de artistas como Luedji Luna, Gabi do Carmo e Karynna Spinelli. A condução do espetáculo ficará a cargo do grupo vocal Voz Nagô, que é composto exclusivamente por mulheres, evidenciando a ancestralidade e a força feminina dentro do maracatu. Além disso, o grupo Bacnaré se unirá a essa celebração, destacando ainda mais o impacto social e cultural do evento.

