Iniciou-se na última segunda-feira, 1º de setembro, a segunda edição da Campanha Gira Livros, uma iniciativa do Governo de Goiás que busca promover a doação de livros. Caixas de coleta devidamente sinalizadas foram instaladas em diversos pontos de Goiânia, facilitando o acesso da população ao projeto.
A proposta visa enriquecer o acervo das bibliotecas públicas do estado e fortalecer o projeto Estante Literária, que permite que livros sejam disponibilizados gratuitamente à comunidade. A Secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, ressalta a importância dessa ação que, além de fomentar a leitura, promove a sustentabilidade e a inclusão cultural.
“O Gira Livros oferece a chance de que obras esquecidas ganhem novos leitores, democratizando o acesso à literatura”, enfatiza a secretária.
Uma das novidades desta edição é a utilização de caixas de madeira personalizadas, que são resistentes e podem ser movimentadas entre diferentes localidades e municípios. As doações serão recebidas durante os três primeiros meses da campanha nos seguintes pontos de coleta:
- Ministério Público de Goiás (MPGO);
- Palácio Pedro Ludovico Teixeira;
- Centro Cultural Oscar Niemeyer;
- Tribunal Regional do Trabalho;
- Universidade Estadual de Goiás (UEG), em Anápolis;
- Cine Teatro São Joaquim, na cidade de Goiás.
Com o objetivo de ampliar a campanha, estão disponíveis até 15 locais para coleta ao todo, com a possibilidade de mais nove caixas serem integradas na fase inicial do rodízio. A secretária convida instituições que promovam cultura e sustentabilidade para se tornarem parceiras na campanha.
“Buscamos entidades que tenham grande circulação de público e que se interessem em participar do projeto,” destaca Nunes.
Os interessados em participar podem entrar em contato através do e-mail disponibilizado pela Secretaria. Adicionalmente, um ponto de doação permanente foi mantido na Biblioteca Estadual Pio Vargas, localizada no Centro Cultural Marietta Telles, na Praça Cívica de Goiânia.
A equipe da Biblioteca Estadual Pio Vargas será responsável pela avaliação dos livros arrecadados, que serão destinados majoritariamente às bibliotecas públicas, além de contribuírem para o projeto Estante Literária.