A Expopec Experience 2025, a maior exposição agropecuária da região Norte de Goiás, está em andamento até o dia 30 de março na sede do Sindicato Rural de Porangatu. Organizado pelo Sindicato Rural local, o evento é um ponto de encontro para grandes referências do agronegócio, promovendo inovação e tecnologia no setor agrícola e pecuário, e reúne produtores rurais, expositores, autoridades e profissionais do agro.
A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) está marcando presença na Expopec com uma unidade móvel, onde está promovendo a atualização cadastral de produtores rurais. Além de coletar informações sobre as propriedades, a ação também visa registrar dados sobre espécies animais mantidas por esses produtores, incluindo aquelas destinadas à subsistência, como galinhas e porcos.
De acordo com Júlio Conserva, coordenador da Unidade Regional Rio do Ouro da Agrodefesa, muitos produtores ainda não atualizaram suas informações no Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago) ou optam por não incluir dados sobre os animais de subsistência. Ele ressalta a importância desse mapeamento, afirmando que apenas conhecendo a quantidade e a localização desses animais será possível garantir uma defesa sanitária eficaz.
No decorrer do evento, fiscais estaduais agropecuários da Agrodefesa também estarão orientando os participantes sobre a relevância de notificações nas áreas animal e vegetal, reforçando o trabalho de prevenção e monitoramento de pragas e doenças no estado.