Na última quinta-feira, 26 de junho, Goiás deu início a um novo capítulo na segurança alimentar e nutricional com a posse da nova diretoria do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Goiás (Conesan-GO). O evento ocorreu no auditório da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e estabelece o comprometimento do conselho em atuar de 2026 a 2030, com foco na promoção do direito à alimentação adequada no estado.
A cerimônia contou com a participação de representantes de órgãos estaduais, federais, instituições de ensino e organizações da sociedade civil, refletindo a diversidade de interesses no campo da segurança alimentar e nutricional. Entre os presentes estavam a presidenta do Conesan-GO, Dinair Pereira Duarte Furtado, e outros líderes, como Sebastiana Fernandes, ex-vice-presidenta do conselho, e Francisca Deynes da Silva, vice-presidenta atual.
Durante o evento, Dinair falou sobre as diretrizes para o novo mandato. “Buscaremos fortalecer o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, promovendo um diálogo mais eficaz entre o governo e a sociedade civil, e assegurando a implementação de políticas públicas direcionadas ao abastecimento e à produção de alimentos”, afirmou. Ela destacou a importância de monitorar a execução dessas políticas para o bem-estar da população goiana.
A integração entre o Conesan-GO e a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan-GO) foi abordada por Cristhian Lorraine, superintendente de Produção Rural em substituição da Seapa. “A segurança alimentar demanda um esforço conjunto entre diferentes esferas do governo e uma participação ativa da sociedade civil. Conesan e Caisan têm papéis complementares nesse aspecto, otimizando a governança do Sistema de Segurança Alimentar e Nutritional (Sisan)”, ressaltou.
A Secretaria de Estado de Agricultura, representada por Roberta Silva, reafirmou seu compromisso com o fortalecimento das políticas de segurança alimentar em Goiás. “Estaremos sempre abertos a colaborar com outras instituições e a sociedade civil para desenvolver iniciativas que garantam o acesso à alimentação adequada, promovam a agricultura familiar e impulsionem o desenvolvimento sustentável em nosso estado”, declarou.
O Conesan-GO, órgão consultivo e de controle social, terá a missão de formular, monitorar e avaliar as políticas que impactam a segurança alimentar. Este novo grupo de conselheiros assume a responsabilidade de dar continuidade a trabalhos que visam garantir uma alimentação digna e nutritiva para todos os goianos.

