Professores interessados em assumir a direção de escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) de Goiânia têm até o dia 30 de junho para realizar sua inscrição no processo de habilitação. Essa seleção é um passo essencial para aqueles que desejam participar das próximas eleições para diretores dentro da rede municipal de ensino.
Para se habilitar, é necessário que o docente possua pelo menos três anos de experiência em sala de aula, esteja atualmente em atividade, não esteja respondendo a investigações ou processos administrativos disciplinares, e não esteja em fase de readaptação funcional. O edital com informações detalhadas pode ser acessado no portal da seleção de diretores.
Uma vez registrado no sistema de seleção, os candidatos enfrentarão diversas fases, incluindo provas de conhecimentos, avaliações do desempenho docente e dos resultados de aprendizagem, além de uma análise das suas competências profissionais. Aqueles que forem aprovados em todas essas etapas poderão integrar o Banco de Habilitados e participar do pleito eleitoral nas unidades educacionais.
Mudanças no Processo Seletivo
Até 2024, qualquer professor efetivo da rede tinha a possibilidade de se candidatar ao cargo de direção sem avaliação prévia. No entanto, a partir de 2025, a Secretaria Municipal de Educação (SME) implementará um novo critério que inclui a análise do mérito e do desempenho dos candidatos, além da escolha pela comunidade escolar. Essa mudança está alinhada à Lei Federal nº 14.113/2020, que introduziu o Novo Fundeb, e à Lei Complementar nº 385/2025, com o intuito de promover maior eficiência na gestão e liderança nas instituições de ensino.

