Prefeito entrega 1.500 computadores para modernizar atendimento nas unidades de saúde de Goiânia

4 Leitura mínima
Prefeito entrega 1.500 computadores para modernizar atendimento nas unidades de saúde de Goiânia

Na última quarta-feira, 24 de junho, o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, inaugurou a entrega de 1,5 mil novos computadores para as unidades de saúde municipais. O evento aconteceu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Jardim América, onde 12 aparelhos foram instalados. Essa ação faz parte de um amplo programa de modernização tecnológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), destinado à substituição de equipamentos ultrapassados, com o objetivo de proporcionar mais agilidade e segurança nos processos utilizados pelos profissionais.

De acordo com o prefeito, muitos dos computadores anteriormente utilizados nas unidades apresentavam problemas de desempenho devido à sua idade, resultando em travamentos durante os atendimentos. “Recebemos máquinas que têm de sete a oito anos de uso. Os novos computadores aliviarão a carga na rede e, dentro de um programa contínuo, permitirão uma renovação completa desse parque tecnológico nos próximos anos”, declarou Mabel. Ele ressaltou que os novos equipamentos têm capacidade robusta de memória e oferecem criptografia completa na CPU, reforçando a proteção dos dados sensíveis dos pacientes.

O prefeito também enfatizou os benefícios operacionais que essa modernização trará. “Exames como raio-X poderão estar disponíveis digitalmente em questão de segundos, eliminando a necessidade de revelação física. Isso não só acelera os diagnósticos, mas também reduz o tempo de espera para os pacientes. Todos os computadores estão equipados com Wi-Fi, facilitando a integração entre as unidades e os laboratórios”, explicou. O investimento total na aquisição desses equipamentos foi de R$ 5,2 milhões, realizado por meio da adesão à Ata de Registro de Preços do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

O secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, comentou que os novos computadores serão fundamentais para um gerenciamento mais eficaz das informações de saúde, permitindo um monitoramento epidemiológico melhor e fortalecendo ações de vigilância sanitária. “Esse novo parque tecnológico reduzirá problemas decorrentes da obsolescência dos equipamentos, tornando os atendimentos mais rápidos e confiáveis”, disse Pellizzer.

Os dispositivos entregues possuem desempenho compatível com ambientes de trabalho que exigem multitarefas, como acesso a sistemas web, processamento de dados e uso de planilhas complexas. Com inicialização em questão de segundos e abertura rápida de múltiplas aplicações, esses computadores prometem otimizar o fluxo de trabalho das unidades. Karolina de Jesus Fernandes, coordenadora geral da UPA Jardim América, detalhou como essa atualização beneficiará sua unidade: “Precisávamos urgentemente da troca e do aumento do número de máquinas. Com esses novos computadores, vamos implantar uma terceira estação de classificação de risco e instalar nosso equipamento eletroportátil na sala vermelha, tudo isso para atender melhor os cerca de 12,7 mil pacientes que recebemos mensalmente”.

O investimento em tecnologia na saúde pública representa não apenas um avanço no atendimento, mas também um passo importante para garantir um sistema de saúde mais eficaz e seguro para a população de Goiânia.

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *