Normalização da Semeadura de Soja em Goiás Observa Novos Desafios Logísticos
Com o retorno das chuvas em dezembro, a semeadura da soja no estado de Goiás foi normalizada, permitindo a finalização do plantio, embora alguns replantios tenham sido necessários em áreas com estandes baixos. Segundo dados da Conab, essa concentração do plantio nas fases finais deve promover uma maior uniformidade fenológica nas lavouras, o que, por sua vez, encurtará o tempo dedicado à colheita. No entanto, esse cenário pode aumentar a demanda por fretes em um curto período, gerando pressões na logística e elevando os custos de transporte.
A Conab projetou uma queda na produtividade da safra goiana de 2025/26 em relação à anterior. Entretanto, a ampliação da área cultivada assegurou um desempenho satisfatório na produção de soja, refletindo uma tendência similar em âmbito nacional. As condições climáticas tornam-se, portanto, fundamentais para garantir uma colheita de qualidade e com produtividades adequadas. Além disso, há um indicativo de que os produtores devem reduzir investimentos em adubação e defensivos, estratégia que visa a contenção de custos, mas que pode comprometer o rendimento das lavouras.
Nos primeiros onze meses de 2025, os municípios de Rio Verde, Jataí, Cristalina, Montividiu e Itumbiara se destacaram como os principais exportadores de soja em grão em Goiás. Esse desempenho é fortemente associado à capacidade produtiva desses polos, que também possuem as maiores estruturas de armazenagem do estado, o que é crucial para a eficiência logística, promoção da venda na entressafra e manutenção da qualidade do produto.
Conforme revelado pela 75ª edição do Agro em Dados, Goiás atingiu, de janeiro a novembro de 2025, um novo recorde no volume de exportações do complexo soja em relação ao que foi registrado em 2023. No entanto, o preço do grão caiu, atingindo o menor índice por tonelada nos últimos cinco anos. Esse cenário exige uma atenção redobrada ao mercado e reforça a importância de estratégias de comercialização eficazes por parte dos agricultores goianos.
COTAÇÕES – Indicador da Soja Esalq/BM&FBOVESPA-Paranaguá (R$/saca 60kg)

SAFRA DE SOJA 2025/26


VALOR BRUTO DA PRODUÇÃO DA SOJA (VBP) – Estimativa 2025

BRASIL – EXPORTAÇÕES DO COMPLEXO SOJA

GOIÁS – EXPORTAÇÕES DO COMPLEXO SOJA





