Alunos do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás Integral (CEPMGI) Doutor Tharsis Campos, em Catalão, garantiram uma vaga para o mundial da First Lego League (FLL), que ocorrerá na África do Sul entre os dias 7 e 9 de maio. A equipe, conhecida como Lego Stars, destacou-se na competição realizada durante o Festival Nacional de Robótica em Brasília, que recebeu estudantes de diversas instituições de ensino público e privado de todo o Brasil, entre os dias 12 e 15 de março.
Marcos Henrique Faleiros Santos, professor de Química e técnico da equipe, expressou sua satisfação com o resultado, ressaltando o empenho dos alunos para alcançar a vitória. “Estou com os estudantes há pouco tempo, mas vivemos intensamente esse desafio e trabalhamos muito para que eles conquistassem essa premiação. Como professor, acredito imensamente no poder transformador da Educação”, comentou.
A equipe também foi celebrada pela estudante Thayna Barboza, que recordou a trajetória da Lego Stars, criada há quase sete anos. “Nesta temporada, conseguimos alcançar esse prêmio tão esperado. Fiquei extremamente feliz, nem consigo encontrar palavras para expressar esse momento”, disse a aluna.
A First Lego League (FLL) é uma competição internacional voltada para crianças e jovens entre 3 e 15 anos, que se divide em três categorias: Discover, Explore e Challenge. Os participantes têm a oportunidade de enfrentar desafios do mundo real através de projetos inovadores, desenvolvendo soluções práticas de Robótica utilizando peças Lego.